Colonoscopia

O que é o exame de colonoscopia?

Como o nome já indica, a colonoscopia é um exame indicado para a avaliação do cólon e porções finais do intestino delgado.

Essas imagens são obtidas em alta qualidade e em tempo real, permitindo, até mesmo, que algumas técnicas sejam realizadas durante o procedimento — como a remoção de pólipos ou a coleta de material para biópsias.

 

Quais são os tipos de exames intestinais?

Além da colonoscopia, há outros exames que podem ser feitos para avaliar a saúde intestinal. Eles incluem:

pesquisa de sangue oculto;
retossigmoidoscopia;
enema opaco;
endoscopia da parte alta do intestino e do estômago;
exame de trânsito intestinal;
exame de fezes.

Esses exames podem ou não ser associados à colonoscopia. A realização de vários testes é bem comum quando há a investigação de questões como a doença inflamatória intestinal, que exige a exclusão de várias possíveis causas para o seu diagnóstico.

 

Como é feita a colonoscopia?

O exame de colonoscopia é feito a partir da introdução, por via anal, de um tubo com uma câmera acoplada. Ele tem uma espessura fina e todo o procedimento é feito com o paciente sedado, para que ele não sinta qualquer tipo de desconforto.

Um anestésico local também é utilizado para que a região anal não sofra com lesões, minimizando as chances de desconforto após o exame. Além disso, o paciente é posicionado de lado e devidamente coberto, para que sua privacidade seja preservada durante o procedimento.

 

Quais diagnósticos podem ser feitos com esse exame?

Confira, agora, alguns dos diagnósticos que podem ser feitos com o suporte do exame de colonoscopia.

 

Câncer colorretal

O câncer colorretal é o principal diagnóstico obtido com a colonoscopia. A partir desse exame, é possível não só observar tumores e formações com maior nitidez, como realizar a biópsia do intestino.

 

Pólipos

Os pólipos são formações benignas. Em alguns casos, eles podem, inclusive, ser removidos durante o exame de colonoscopia. O material coletado também é enviado para a biópsia, para descartar qualquer presença de malignidade.

 

Doenças inflamatórias intestinais

Questões inflamatórias também podem ser observadas por meio da colonoscopia. É o caso, por exemplo, da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa. Sinais como o espessamento do intestino são bem observados com esse exame — e, novamente, temos a possibilidade de retirada de fragmentos para análise.

 

Infecções bacterianas

Infecções, como a causada pela bactéria H.pylori, também podem ser diagnosticadas com o apoio da colonoscopia.

 

Quando é preciso fazer colonoscopia?

A colonoscopia é prescrita por médicos a partir da persistência de sintomas específicos, como:

diarreia;
sangramento nas fezes ou anal;
dores de barriga;
perda de peso sem explicação;
mudança no formato das fezes;
mudança considerável no comportamento gastrointestinal.

Caso você apresente esses sinais, não busque fazer o autodiagnóstico. Procure por um profissional da saúde para avaliar o seu caso e, se necessário, faça a colonoscopia.

O exame é realizado por equipes treinadas, que farão uma preparação emocional adequada, deixando você confortável e seguro. Não há motivo para tabus — é a sua saúde!