Retocolite Ulcerativa
A retocolite ulcerativa, também conhecida por colite ulcerativa, pertence ao grupo das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Ela é uma doença crônica que atinge principalmente o intestino grosso. Os sintomas podem incluir: dor abdominal, urgência evacuatória, diarreia e sangue nas fezes. Acomete, principalmente, adolescentes e adultos jovens, podendo também atingir pessoas de outras faixas etárias.
Infelizmente ainda não foi descoberta uma cura definitiva para a doença, mas é possível garantir a qualidade de vida dos pacientes com o tratamento adequado, o qual é efetivo para manter a inflamação sob controle.¹ Vale ressaltar, ainda, que a retocolite ulcerativa é diferente da doença de Crohn. Enquanto a retocolite afeta apenas o intestino grosso, poupando o intestino delgado, a doença de Crohn pode afetar qualquer área do trato gastrointestinal, ou seja, pode estar presente no intestino delgado, podendo intercalar áreas doentes e sadias.
Diagnóstico e Tratamento
Um dos primeiros passos a serem avaliados para se chegar ao diagnóstico é um bom exame clínico que pode incluir, estado geral, palpação abdominal para identificar a presença de massas anormais, distensão abdominal, frequência cardíaca, temperatura corporal, pressão arterial, relação peso x altura, exame anorretal além de histórico familiar de doenças inflamatórias intestinais.¹ Ainda assim, outras doenças podem se manifestar com sintomas semelhantes aos da retocolite ulcerativa.
Nesses casos, o médico especialista conduz exames adicionais para fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento. Há diversos tipos de tratamentos disponíveis, inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo de tais tratamentos é reduzir e/ou controlar a inflamação na parede do intestino grosso, podendo inclusive levar à remissão da doença. Nos casos em que a remissão não é possível, o tratamento realizado com o gastroenterologista e o coloproctologista, ainda assim, pode reduzir significativamente o impacto da doença e garantir qualidade de vida ao paciente.