Hoje é o Dia do Ostomizado! – 16 de Outubro

Uma data importante para celebrar a força, resiliência e coragem dessas pessoas que enfrentam desafios diários, mas continuam a viver suas vidas com determinação.

Uma ostomia pode ser um novo capítulo na jornada da vida, mas é também um testemunho incrível de superação.
É sobre aprender a se amar de uma forma completamente nova.

O que é uma colostomia?

A colostomia é um procedimento cirúrgico em que o intestino é conectado diretamente à parede abdominal. Isto permite que as fezes sejam eliminadas numa bolsa em situações em que o trânsito intestinal está impedido.

Existem diferentes tipos de colostomias, podendo ser temporária ou permanente, dependendo da condição subjacente e da extensão da cirurgia. Quando é temporária, ela é criada para permitir que uma parte do cólon se recupere após uma cirurgia ou tratamento e posteriormente é revertida. Em situações em que uma grande extensão do intestino é removida a colostomia é permanente.

Os pacientes que passam por uma colostomia precisam usar uma bolsa coletora, fixada sobre o estoma, para coletar as fezes. Essa bolsa é esvaziada conforme necessário. Embora a ideia de viver com uma colostomia possa ser inicialmente desafiadora, muitas pessoas conseguem adaptar-se bem e continuar a levar vidas ativas e saudáveis.

Dra. Jakeline Gules 💜👩‍⚕️
Coloproctologista
CRM 5429 e RQE 1882/2246