Constipação intestinal, tem risco para a saúde?
🔍 A obstipação intestinal ou constipação intestinal, pode oferecer risco para a saúde quando ela não recebe a devida atenção porque a compactação e o ressecamento das fezes podem causar hemorroidas, fissura e prolapso anal; além disso, contribuir para a doença diverticular, problema que pode causar rupturas na parede intestinal.
Uma das principais complicações dela é a formação do fecaloma, uma massa de fezes compactadas e endurecidas que se deposita no reto, impedindo o livre trânsito intestinal.
OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE A CONSTIPAÇÃO PODE PROVOCAR: Doença Hemorroidária, Doença Diverticular, Fissuras e Prolapso Anal.
COMO TRATAR A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL?
A constipação intestinal é provocada por uma dieta desequilibrada, pobre em fibras, composta por muita proteína animal e alimentos industrializados. Logo, a adoção de um cardápio balanceado pode favorecer o funcionamento do intestino.
Entretanto, essa não é a única causa da obstipação intestinal, uma vez que ela também pode ocorrer devido à gravidez, ou pelo fato de uma pessoa ignorar ou postergar espontaneamente a vontade de evacuar pelo constrangimento de usar banheiros públicos, pelo consumo de alguns medicamentos e o sedentarismo.
Até mesmo problemas emocionais, como estresse e ansiedade. Ou seja, a adoção de um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, a ingestão adequada de água e o cuidado com a saúde mental podem manter o organismo funcionando sem problemas.
Procure um médico coloproctologista, caso sua saúde intestinal não estiver adequada. Não se sinta constrangido em procurar ajuda! Nós estamos aqui para lhe ajudar.
Dra. Jakeline Gules 💜👩⚕️
Coloproctologista
CRM 5429 e RQE 1882/2246